Cinco lições de marketing do Papai Noel
Vamos aproveitar a magia do natal e fantasiar um pouco.
O Papai Noel é alguém que existe para fazer os outros felizes, há gerações e gerações ele se mantém na ativa, gerando buzz,
satisfazendo seu público, fortalecendo sua marca forte e gerando muitas
imitações que desejam aproveitar uma fatia do seu sucesso. Sem ele, o
natal não seria o mesmo.
Empresas de sucesso são assim em seus mercados, tão importantes que o mundo não seria o mesmo sem elas.
Aqui vão 5 lições que fazem do Papai Noel um sucesso há muitos anos.
OUÇA: tudo começa com um carta descrevendo o que
aquele menino ou menina deseja ganhar neste natal. Ouvir ainda é a
melhor maneira de satisfazer alguém, seja entregando exatamente o que se
pede ou acrescentando um toque pessoal e, assim, o surpreendendo. Nem
sempre é possível entregar o que se quer, mas os esforços serão grandes
para que isso não aconteça.
FOCO NO CLIENTE: a carta não serve apenas para
satisfazer o remetente, serve para conhecê-lo melhor. Ouvir não é apenas
para saber qual o melhor caminho a seguir, mas demonstra carinho e
comprometimento. O Papai Noel se importa com cada criança, ele não quer
entregar qualquer presente, de qualquer jeito, para voltar o mais rápido
possível para o Pólo Norte. Ele quer chegar no dia 25 com a certeza de
que fez o melhor que podia. Isso dá a garantia que, no próximo, ele terá
a oportunidade de fazer tudo de novo. E é isso que todos nós queremos,
não?
SEJA CONSISTENTE: Papai Noel tem tudo a ver com
credibilidade. Se cabelo e barba branca já costumam transmitir confiança
naturalmente, a roupa e o gorro vermelho aumenta isso ainda mais. Para
uma criança, o que o Papai Noel diz é lei. Elas escutam muito mais ele
do que seus próprios pais. Afinal, ele é legal, visita apenas uma vez
por ano, usa uma linguagem que todos entendem e sempre cumpre o que
promete. O natal começa com acreditar em algo, o marketing também.
SEJA ÚNICO: seu visual é algo memorável. Pense em
natal e provavelmente você pensará em um senhor barbudo gordo de roupa
vermelha, botas, cinto largo e gorro, gritando “Ho! Ho! Ho!”. Pode não
ser o mais moderno e fashion, mas esses elementos fazem do Papai Noel
uma das melhores marcas da cultura popular. Tem identidade forte, muitas
associações de marca, alma e personificação. Quando algo único está tão
enraizado na mente das pessoas, é difícil criar algo para competir que
não pareça de segunda linha.
MODERNIZE-SE: como alguém de barba branca e sabe-se
lá quantos anos de idade consegue manter o público interessado e fiel há
gerações? Acompanhando tendências e inovando, é claro. Não, ele não
trocou suas renas por jatinhos nem aceita pedidos online, mas troca
algumas mensagens no Twitter e responde alguns e-mails.
O desafio é não deixar a modernização afetar a tradição (se essa for a
estratégia da empresa). A tecnologia deve ajudar a alcançar os
objetivos, melhorar processos, diminuir problemas; mas não pode
comprometer a essência da marca e conflitar com valores e estratégias já
estabelecidas.
O Papai Noel sempre será o Papai Noel mesmo que ele
entre em nossas casas com um smartphone no bolso.
Quer ter clientes felizes e satisfeitos? Coloque-os no colo e os trate muito bem.
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